Blog - Doolabs

Busca
Carrinho:
Ir para o conteúdo

Menu principal

Executivo deixou Apple pois não quis se desculpar por mapas, dizem fontes

Publicado por Ricardo Aleixo in Apple • 17/12/2012 14:56:19
Tags: AppleMaImac

O ex-vice-presidente do sistema operacional iOS, Scott Forstall, deixou a Apple porque se recusou a assinar um pedido público de desculpas quando o software de mapeamento instalado no mais recente iPhone apresentou erros embaraçosos e atraiu críticas ferozes, reportou a Reuters, citando fontes.

Na segunda-feira (29), o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, anunciou a saída de Forstall depois de anos de tensões com os demais executivos de primeiro escalão da companhia. Ele é um dos colegas mais antigos de Steve Jobs, cofundador da Apple morto em 2011. A saída de Forstall é resultado de anos de desentendimentos que culminaram com o incidente relativo ao Apple Maps, segundo as fontes.

"Ainda que a saída de Forstall tenha sido uma surpresa, com ela, Tim Cook está imprimindo sua marca na companhia, e o mais importante é que continua cercado por diversos dos mais importantes e veteranos executivos e inovadores da Apple", disse William Power, analista da Robert W. Baird.

A demissão de Forstall pode ter sido surpresa, mas a equipe de competentes executivos liderada por Cook e uma promoção para o chefe do departamento de design, Jonathan Ive, significam que a companhia continuará em boas mãos, segundo analistas. Ive, o célebre chefe de desenho industrial da Apple, agora supervisionará tanto o design de hardware quanto o de software, depois da saída de Forstall. "Acreditamos que, a despeito da saída de Forstall, que comandava o desenvolvimento do iOS, o futuro do sistema operacional esteja em boas mãos", afirmou Gene Munster, analista da Piper & Jaffray.

"O anúncio das mudanças praticamente confirmou que Ive continuará na empresa pelo futuro previsível, o que ajuda a descartar uma constante preocupação dos investidores quanto ao que seria da Apple sem ele", afirmou Munster. "Isso, combinado aos nove anos que restam no contrato de Tim Cook com a Apple, sugere que as duas figuras chaves no quadro executivo estarão lá por muito tempo", acrescentou.

John Browett, recentemente contratado para comandar a divisão de varejo da Apple, também deixará a companhia, segundo a Apple anunciou na segunda-feira (29). Eddy Cue, que comanda os produtos on-line, supervisionará a Apple Maps e a divisão Siri de buscas acionadas por comando de voz, enquanto Craig Federighi, responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional OSX, dos computadores Macintosh, assumirá também a responsabilidade pelo sistema operacional móvel iOS.




Sem comentários

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal