As redes sociais são ambientes cada vez mais utilizados pelo marketing digital. Trata-se de um cenário com o qual as marcas devem se acostumar, já que é uma tendência que não tem mais volta. No espaço das redes sociais, o marketing encontrou o canal perfeito para aproximar marcas e empresas dos seus consumidores.
Toda nova tendência traz consigo novos desafios, já que, a partir do momento em que muitas marcas estão presentes nas redes, é preciso ir além do convencional para se diferenciar.
Esse tipo de marketing online, nas redes sociais, tem seu funcionamento próprio, bastante específico de acordo com a ferramenta. Por isso, vamos destacar aqui as principais práticas para você começar a usar as redes sociais para sua empresa.
Redes sociais são canais de mídia de permissão e não de interrupção. É justamente esse o ponto chave que caracteriza o canal e o torna tão interessante. As outras mídias — jornal, TV e, até mesmo, mídia display online — são de interrupção, ou seja, elas interrompem o que você está fazendo para te mostrar publicidade.
Já as redes sociais, assim como blogs e newsletters, são mídias de permissão. Ou seja, o usuário aceita e permite que a empresa mostre sua comunicação. Por isso mesmo, elas se tornaram um canal importante para o Inbound Marketing, pois se o usuário permitiu a comunicação, é necessário fornecer conteúdo útil para ele.
Existem diversos benefícios em usar as redes sociais para fazer marketing para sua empresa. Assim como muitos outros canais online, o primeiro benefício das redes sociais é o custo, já que, com um investimento não tão alto, é possível ter um alcance grande de público.
Já que falamos sobre público, este é outro benefício. Por meio das redes sociais, é possível pesquisar e conhecer mais sobre seu público-alvo, trabalho que, com certeza, vai render insights para outras partes da empresa que não só o marketing. Além disso, ainda é possível aumentar o tráfego do site e melhorar o relacionamento com o cliente.
Como falamos antes, para ser efetivo nas redes sociais é necessário gerar conteúdo relevante para os usuários. Basicamente, esta relevância significa conteúdo útil, que resolva um problema real do leitor. Como este post que você está lendo!
Perguntar a você mesmo se o conteúdo é relevante para o leitor e pensando na persona que você já tem sobre ele, a resposta ficará muito clara. Além disso, é importante customizar o trabalho de acordo com a mecânica de funcionamento de cada rede social, já que cada uma delas tem um jeito específico de funcionar.
A segmentação de audiência, seja para posts orgânicos ou para mídia paga, é definitivamente um dos grandes diferenciais do marketing nas redes sociais.
Toda estratégia de marketing nestes canais deve prever o uso de posts patrocinados para aumentar o alcance de audiência, já que o alcance orgânico dos posts diminuiu. Para ganhar mais fãs novos, o caminho é investir em posts patrocinados para uma segmentação de audiência semelhante ao público que você quer atingir.
Esse foi um panorama geral e inicial sobre o marketing nas redes sociais. Por isso, se você tiver outras dúvidas específicas, não deixe de comentar o post!
[symple_highlight color=”yellow”]Quer aprender mais sobre social media? Conheça nossos cursos![/symple_highlight]
[epico_capture_sc id=”2245″]
Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução na forma como os sites são criados, impulsionada pelo…
A animação 3D tem sido uma forma poderosa de contar histórias e criar experiências visuais…
Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como criamos e editamos…
Nos últimos anos, a integração da inteligência artificial (IA) na criação de sites tem revolucionado…
Nos últimos anos, a edição de vídeo evoluiu rapidamente com o avanço da tecnologia, e…
A dublagem de filmes desempenha um papel fundamental na indústria cinematográfica, permitindo que obras de…
This website uses cookies.