Curso de Arkit Scenekit SpriteKit com iOS 11

Sobre o curso

Bem vindos ao curso de ARKit, a recém-lançada ferramenta da Apple para criar aplicativos de Realidade Aumentada para os dispositivos iOS.

Neste curso vamos aprender a criar jogos e aplicativos em Realidade Aumentada utilizando o framework nativo do iOS, o Xcode e a linguagem de programação oficial da Apple, o Swift. Realidade Aumentada, é o tipo de aplicação que envolve o uso de uma câmera, onde através de algoritmos de reconhecimento de formas e padrões, criam-se sobreposições de gráficos á camada da câmera, misturando-se a realidade à elementos virtuais.

Com a ARKit, é possível se criar facilmente aplicações de AR em 2D e 3D, integrando a ferramenta aos já conhecidos frameworks gráficos da Apple como o SceneKit, SpriteKit e Metal. Sabe-se que a Realidade Aumentada é uma das maiores tendências tecnológicas do mundo.

Em alguns anos, os smartphones irão sumir, e dar espaço aos dispositivos de vestir (wearables) como óculos e relógios. Estes dispositivos por sua vez, não terão mais telas com teclados ou mouses, então toda interatividade será realidada através do reconhecimento de imagens pela câmera. Sabendo disso, a nada esperta Apple, adquiriu recentemente várias companias gigantes que estudavam e desenvolviam soluções em torno de AR, e o ARKit é o primeiro resultado do trabalho destes profissionais

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O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Depoimento de aluno

Dominar o ARKit, framework oficial da Apple para criar RAs para iPhone ou iPad; Dominar o SceneKit e o SpriteKit; Desenvolver aplicações de Realidade Aumentada em 2D e 3D para dispositivos iOS.

PÚBLICO ALVO

Depoimento de aluno

Desenvolvedores que criam aplicativos para iOS; Programadores que se interessam pelo desenvolvimento de Games, Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

Conteúdo programático

  • Conhecendo o Professor 00:02:21 Assistir aula
  • Introdução ao ARKit
  • Engines Gráficas que Integram o ARKit
  • Ferramentas de Terceiros
  • Requisitos Mínimos para Usar o ARKit
  • Instalando o iOS 11
  • Instalando o Xcode 9 Beta
  • Como Utilizar bem o Player de Vídeo
  • Solucionando Problemas e Postando Dúvidas
  • O Que é Realidade Aumentada
  • ARKit FrameWork
  • ARSession
  • Vistas Padrão
  • Objetos e Posições do Mundo Real
  • Detalhes da Câmera e Luz
  • Iniciando no ARKit com SpriteKit
  • Iniciando no ARKit com SceneKit
  • Iniciando no ARKit com Metal
  • Criando e Configurando a Aplicação do Zero
  • Construindo uma Cena 3D Assistir aula
  • Criando e Adicionando a ARView Programaticamente
  • Criando uma Cena do Zero e Adicionando um Node
  • Configurando um Box e uma Luz
  • Opções de Debug da ARView
  • Importando e Ajustando um Modelo 3D
  • Adicionando o Modelo 3D na Aplicação
  • SpriteKit - Template Inicial
  • Criando uma Nova ViewController
  • Carregando uma SKScene
  • SKTextureAtlas e SKActions
  • Emissor de Partículas
  • Evento de Toque na Tela
  • Criando uma Classe SKSpriteNode
  • Adicionando um Sprite
  • Adicionando Outros SpriteNodes
  • Iniciando o Projeto - ARKit + SpriteKit
  • Adicionando Todos os Personagens
  • Adicionando as Partículas
  • Ajustes Finais - Plane Detection
  • ARKit + SpriteKit - Projeto Finalizado
  • SceneKit - Introdução ao Template
  • Criando uma Cena do Zero
  • Criando uma Câmera e um Box
  • Materiais e Textura
  • Iluminação e Mapas de Brilho e Normal
  • Apresentando os Modelos 3D
  • Exportador Open Collada para 3D Studio Max
  • Visualizando e Editando os Arquivos Collada
  • Carregando Modelos Collada
  • SCNFloor e SCNAction
  • CustomAction SCNTransaction e Sequences
  • RenderDelegate Introdução
  • Scene Render Delegate
  • Render Delegate e DeltaTime
  • SCN Particle System
  • Classe SCNNode
  • Criando uma Classe Customizada
  • Criando uma Classe Esfera
  • Classe para Carregar Modelos
  • Carregando Outros Modelos
  • Adicionando Física aos Modelos
  • Evento de Toque e Aplicando Força
  • Adicionando Nodes com Física
  • Physics Contact Delegate
  • Configuração Inicial do ARKit
  • Evento de Adicionar Anchor
  • Exibindo uma Mensagem ao Encontrar um Plane
  • Adicionando um Plane ao Anchor
  • Ajustando o Transform do Plane
  • Evento de Tocar em um Node
  • Tocando o Plane para Adicionar Nodes
  • Adicionando Texturas e Física
  • Adicionando Colisão e Atualizando os Planes
  • Ajustes e Início do Projeto de AR
  • Adicionando Modelos e Animações
  • Adicionando os Ovinhos à Cena
  • Mudando a Cor dos Nodes com o Toque
  • Estimativa de Luz Introdução
  • Criando e Configurando uma Cena
  • Adicionando a Cena 3D
  • Obtendo as Luzes da Cena
  • Trabalhando com Intensidade da Luz
  • Ajustes na Iluminação
  • Configuração Inicial do Projeto
  • Animando a Textura do Piso
  • Ajustando o Modelo do Felpudo
  • Adicionando o Node do Felpudo
  • Adicionando os Modelos dos Canos
  • Adicionando o Set de Canos e Vão
  • Ação para Animar o Set de Canos
  • Repetindo a Ação de Criar os Canos
  • Variando a Altura do Set de Canos
  • Animação de Entrada e Saída dos Canos
  • Adicionando Física ao Felpudo
  • Adicionando Evento de Toque e Impulso
  • Adicionando os Colisores
  • Reposicionando Colisores e Canos
  • Adicionando Física ao Chão
  • CategoryBitMask e CollisionContactBitMask
  • Evento de Colisão e PhysicsDelegate
  • Evento de Fim de Jogo
  • Adicionando o HUD 2D
  • Evento para Iniciar o Jogo
  • Evento de Pontuação
  • Fim de Jogo e Reiniciando a Cena Assistir aula
  • Adicionando Sistema de Partículas
  • Ajustes Finais - Criando um Node Raíz
  • Adicionando Sons e Música
  • Projeto Finalizado Assistir aula
  • Conheça o Time
  • Próximos Passos
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